Plantas de Sombra

abril 23, 2023

    Morando em apartamento praticamente uma vida inteira, acabamos descobrindo as melhores plantas para ficar na sombra. Aquelas que não precisam de muito sol para crescer firmes e fortes e continuam lindas, verdes e trazendo um pouco mais de paz e natureza para dentro dos nossos lares.

    Quero então compartilhar com vocês um pouco da minha experiência com essas belezinhas da resistência, as plantas para ambiente interno, sombra e pouca manutenção, que preferem luz indireta. Vou listar as minhas três favoritas para vocês conhecerem!


1. Zamioculcas (ou Zamioculcas zamiifolia)

Planta para interiores sombra interno zamioculcas

    As Zamioculcas são minha nova paixãozinha, estou com uma e já planejo fazer mudinhas. Ela é de fácil manutenção então não vai morrer se você esquecer de dar água para ela por uma semana! Quanto ao seu tamanho, quanto maior o vaso você a plantar, mais cresce, podendo se moldar ao espaço que você tem.


    Suas folhas são brilhantes com aparência de enceradas, bem verdes, com o caule ficando marrom à medida que amadurece. A Zamioculca é tóxica para os animais então é preciso tomar cuidado e longe do alcance deles.


    Você pode fazer mudinhas através dos bulbos, que nascem ao redor de sua raiz ou pelas próprias folhas, tomando cuidado para não quebrar.


    Para cuidar dela, mantenha sempre na sombra e luz indireta e veja se a terra está seca antes de molhar. Ela costuma reter muito bem a umidade.


2. Jibóia


    A Jibóia é uma das plantas que me conquistou, temos 3 aqui em casa e mais 2 mudas aguardando para serem plantadas. Planta linda e resistente, tem um efeito mármore que a deixa mais parecendo decoração!

    Ela, diferente da Zamioculca não fica na sombra porque é prefere, ela precisa de luz indireta ou fraca, pois suas folhas delicadas queimam facilmente sob sol forte e direto. Então a sombra é a casa delas. Um pouco menos resistente que o primeiro lugar dessa lista, pois resiste menos tempo sem água, mas, ainda assim, aguenta bem alguns dias.

    Faça muda com os nós de seus caules, dele saem as raízes!

Muda de Planta Jiboia sombra ambiente interno fácil

    Lembrando que ela também é tóxica e deve ser mantida longe dos animais da casa!


3. Samambaias




    As samambaias são lindas, verdadeiros xodós das casas brasileiras, mas, tenho que admitir que, dessa lista, é minha menos favorita. Como as Jibóias, tente não levar ela para o sol direto, ela precisa da sombra. E de água. Ela precisa de muita água e adubo. Por demandar uma manutenção maior, até mesmo de poda e ser mais difícil de propagar, ela ainda é uma beleza que traz alegria a qualquer ambiente!

    Cuidado com as lagartas, amam as folhas da Samambaia! Já tive experiências ruins com esse ponto... Me desfiz de uma lindíssima pois estava enfestada de lagartas e eu não sabia mais o que fazer.

    Para propagar, esfregue as folhas com delicadeza para soltar as sementes (pontinhos pretos). Não fique triste se não funcionar direito, elas são mais difíceis mesmo.

Samambaia planta sombra interior propagação


    Espero que tenham gostado de conhecer essas belezinhas! Vou deixar aqui para vocês uma lista das coisas que eu uso no dia a dia do meu jardim de apartamento e aprovei!



You Might Also Like

2 comentários

  1. As samambaias me lembram muito a infância. Pois minha vó sempre trabalhou com arranjos de flores, e quando eu era pequena, que ficava com ela enquanto minha mãe ia trabalhar, a gente ia até o mato, para colher samambaias, porque ela colocava ao redor dos buques. Acho uma planta linda.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu queria demais ter plantas no apartamento, porém minha gata ama demais e quer comer todas elas, então sempre desisto

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir